quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Concluido o plantio da Physalis para a safra 2010

Dia 20 de Novembro de 2009 concluímos o plantio da Physalis no Talhão 1.

Os meus colaboradores foram: Alcidea, José, Fernando e Valdeci, sem os quais não teria sido possível o plantio em tão pouco tempo.

Foram ao todo 4686 mudas plantadas com todo cuidado nas 3 parcelas:

Parcela A: 2660 mudas com espaçamento 2 x 1
Parcela B: 1018 mudas com espaçamento 3 x 1
Parcela C: 1008 mudas com espaçamento 3 x 1

Se o clima ajudar cada muda poderá produzir de 1 a 3 Kg entre Janeiro e Junho de 2010, e estaremos atingindo a meta inicial de produção ecológica e sustentável com a criação de trabalho e renda na Fazenda Floresta Negra.

Mais membros da AAEcoMinas - Associação do Produtores Ecológicos do Sul de Minas da qual sou associado desde Setembro de 2009 se mostraram interessados em iniciar o cultivo da Physalis já em 2010. Assim poderemos aumentar a oferta desta fantástica fruta no mercado, do qual até já temos consultas para exportação.

11 comentários:

  1. Ola Peter,
    Parabens pelo blog e pela coragem no empreendimento de cultivar e divulgar esta pequena maravilha.Uma duvida...seria Physalis angulata ou P.peruviana?
    Estou em Atibaia onde iniciei tambem um pequeno plantio,onde estou testando espacamentos e forma de conducao.Boa sorte para vcs. ai na Floresta Negra!!
    Walter- walterfeichtinger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ola Walter,

    obrigado pelo seu comentário e palavras de incentivo.
    Estou plantando a Physalis angulata com ótimos resultados e safra comercializada para 2010.
    Caso esteja interessado em conhecer a fazenda mande me um mail e terei muito prazer em receber você por lá.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sr Peter Schues.Aqui Jorge L.Georg RS
    Achei muito interessante seu blog sobre physalis,
    tenho aqui em minha terra uns poucos pés de physalis que já produziram no começo do ano e depois sofreram com cinco gedas consecutivas no inverno e foram podados e rebrotaram.agora já começaram a produzir denovo e espero ter physalis até maio do ano que vem.Ah.parabéns pelo tamanho de sua plantação desejo sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Ola Peter, Parabéns pelo blog.
    Eu comecei a fazer mudas de Physalis em maio. Sem muitas expectativas quanto a frutos..Queria apenas fazer um teste.
    Hoje, estou com cerca de 1000 pés plantados em diferentes épocas. Desdes, pelo menos uns 80 já estão com os frutos em fase de maturação.
    Poderia me indicar uns canais para a comercialização dessas frutas??
    Gostaria de trocar algumas idéias com vc...se for possível.
    thaisamp@hotmail.com
    Águas Mornas, Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  5. Ola Peter,
    Obrigado pelo convite,pois tenho interesse em conhecer e trocar ideias, ainda mais com um produto relativamente novo no mercado.Sou agricultor ha 18 anos(floricultor) e Eng Agronomo.Passando as festas de final de ano lhe eviarei um e mail para agendar uma possivel visita.Um Feliz Natal para todos!
    Walter

    ResponderExcluir
  6. Olá Peter, sou Maria Alzina de Bom Jesus Rio Grande do Sul, e também estou plantando physalis, estou recebendo um certo auxilio da Cláudia Lima da Universidade de Pelotas, ele fazem bastante trabalhos com esta fruta, não sei se conhece?
    Gostaria de trocar mais informações com produtores, assim como você até para chegarmos a soluçoes juntos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá Maria Alzina, que bom saber que mais pessoas estão cultivando esta fantástica fruta. Conheço a Claudia Lima por email apenas e a proposta de colaborarmos ficou apenas nas intensões, creio que devido ao trabalho acadêmico da Claudia e ao meu dedicado a primeira safra comercial de minha vida. Espero que a partir de agora as coisas entrem no eixo e que cada vez mais consigamos trocar experiências.
    Quando terminar esta safra já terei mais informações detalhadas das minhas experiências, as quais colocarei a disposição dos interessados. Recentemente elaborei uma planilha para custeio de 1 ha de Physalis baseado em experiências da UfPel e das minhas próprias que ja encaminhei ao CCO do Banco do Brasil em minha cidade de Camanducaia. Assim em breve os pequenos agricultores que quiserem levantar um crédito para custeio do cultivo da Physalis podem recorrer ao Banco do Brasil.
    Outro projeto no qual estou me envolvendo é poder ajudar pessoas com o mal de Parkinson pelo consumo da Physalis. Um amigo meu de Gramado que luta contra o Parkinson estuda as ações desta planta e fruta ha mais de 3 anos e dispoem de 2 sites a respeito. Se tiver interesse lhe mando por email o link.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de ter acesso a estes links, será possível enviar para o e-mail resaudcoutinho@faciliti.com.br
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de conhecer sua fazenda, e saber um pouco mais sobre o cultivo da Physalis. Estou iniciando o cultivo da Physalis Angulata no sítio do meu pai , pois tenho uma amiga, onde os pais necessitam da fruta todos os dias para tratamento de Parkinsom e Diabetes.
    Algumas outras pessoas se interessaram pela physalis e resolvi investir nela.
    Nos demais meses em que a physalis não oferece os frutos, vou cultivar arvores, meu maior prazer.
    Aguardo seu retono,
    Daniela P Cuevas - danipastana@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Peter,
    Gostaria de ter acesso a estes links também, será possível enviar para o e-mail danipastana@gmail.com
    Iniciei o cultivo porque os pais de uma amiga precisam de 100grs diaria cada um.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  11. Olá tenho uns 12 pés da Physalis no fundo de casa, esta produzindo bastante, queria vender - atualmente estou no centro do RS - alguém tem interesse ?
    Envie e-mail p/ franwweb@hotmail.com

    Sds,
    Francisco W. Weber

    ResponderExcluir