quinta-feira, 30 de abril de 2009

Mercado de produtos orgânicos se prepara para seu principal evento

Vitrine de tendências, lançamentos e termômetro do setor de orgânicos, a 5ª edição da Bio Brazil Fair acontece em julho e reúne dos tradicionais produtos in natura aos processados. 

Apesar de ainda faltarem alguns meses para a quinta edição da Bio Brazil Fair - Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, o setor já se prepara para seu principal evento, que acontece de 23 a 26 de julho, em São Paulo. Depois de receber 19.150 visitantes, entre profissionais e público em geral, na edição passada, os organizadores do evento prevêem uma visitação de 21 mil pessoas em 2009. 

Promovida pela Francal Feiras, em parceria com a BrasilBio - Associação dos Produtores e Processadores de Orgânicos do Brasil, a feira em pouco tempo de existência tornou-se referência no mercado de orgânicos, ao oferecer um espaço para oportunidades de negócios e troca de tecnologia para o desenvolvimento do segmento. 

Aberta ao público e com entrada gratuita, a Bio Brazil Fair foi desenvolvida com o intuito de disseminar o conceito de alimentação orgânica junto ao consumidor. O evento, que possibilita a compra direta do produtor, é voltado para atacadistas, distribuidores, exportadores e importadores, fabricantes, lojistas, hotéis e restaurantes, supermercados, processadores, produtores e profissionais de saúde. 

Neste ano, participam do evento 150 expositores, que reúnem produtos que vão dos processados aos in natura, como achocolatados, molhos de tomate, geléias, café solúvel, leite em caixinha, iogurtes, chás em saquinhos, cereais matinais e grãos. Ao chegar ao evento, o visitante se depara com uma variedade tão grande de produtos, que até mesmo cosméticos e roupas confeccionadas a partir de tecido orgânico encontra. Não por acaso, a gerente de negócios da Francal Feiras, Lúcia Cristina de Buone defende: "Visitar um evento como a Bio Brazil Fair é deparar-se com uma verdadeira vitrine do setor e de todo seu potencial, porque aqui você encontra não só uma variedade impressionante de produtos, como também tem a chance de constatar, muitas vezes em primeira mão, todas as novidades que surgem nesse mercado ano a ano." 

Ao encontro do alto grau de desenvolvimento de um setor que evolui ao compasso da conscientização do consumidor sobre os produtos orgânicos e seus benefícios, a gerente de negócios da Francal Feiras chama atenção para o papel da Bio Brazil Fair no contexto do próprio mercado de orgânicos: "Tão importante quanto a geração de negócios é o papel que a feira têm na difusão e democratização do conceito de alimentação orgânica. Nesse sentido, o evento cumpre o papel fundamental de divulgar e promover o orgânico. " 

Paralelamente à Bio Brazil Fair acontece a Natural Tech - Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde, um evento especialmente desenvolvido para lançar e promover lançamentos em alimentos funcionais, probióticos, macrobióticos, integrais, diet e light, suplementos e fitoterápicos, cosméticos naturais e terapias complementares. 


BIO BRAZIL FAIR 2009 - 5a FEIRA INTERNACIONAL DE PRODUTOS ORGÂNICOS E AGROECOLOGIA 
Local: Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera (entrada pelo portão 3) 
Data: de 23 a 26 de julho 
Horário: das 11 às 20 horas 
Promoção: Francal Feiras e Brasil Bio - Associação de Produtores e Processadores Orgânicos do Brasil 

Colaboração: IBD Certificações 
Apoio: SUFRAMA - Superintendência da Zona Franca de Manaus 
EVENTO ABERTO AO PÚBLICO, COM ENTRADA FRANCA

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Livres de agrotóxicos, a prioridade é preservar a natureza

Brasil é o terceiro maior país com áreas destinadas à plantação de orgânicos 

Agora é lei 

Até o final do ano, produtores de orgânicos, cerca de 85% em pequenas propriedades espalhadas pelo País, ganharão um selo único e procedimentos básicos de cultivo, colheita e armazenamento, segundo Ministério da Agricultura 

Mercado 

Dados de 2007 da revista Empreendedor Rural: os orgânicos movimentam um mercado de US$ 26 bilhões por ano. Em 2008, as 64 empresas associadas ao Projeto Organics Brasil exportaram US$ 58 milhões para 70 países 

Avanço 

O Brasil é o terceiro maior país com áreas destinadas à plantação de orgânicos: hoje, produz-se em 1,8 milhão de hectares. A informação é da Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica International 

Como funciona 

Produto orgânico não utiliza agrotóxico, adubo ou herbicida químico. Não emprega mão-de-obra infantil ou pessoal em condições precárias de trabalho. Todo produtor deve atender às normas do Código Florestal 

(Agência Sebrae de Notícias - 28.04.2009)